As principais causas de dor no quadril do adulto são a artrose, ou desgaste da cartilagem e as patologias conhecidas como pré-artrósicas, sendo uma das mais comuns, o impacto femoroacetabular. Naqueles casos onde o desgaste é muito avançado, o tratamento de escolha é a Artroplastia Total do Quadril.
A evolução das técnicas cirúrgicas e do material, como por exemplo, as superfícies de cerâmica, além do grande seguimento de alguns implantes e do conhecimento dos seus resultados no longo prazo tem permitido a realização deste procedimento em um grupo cada vez mais jovem de pacientes.
Naqueles casos onde são diagnosticadas alterações na anatomia do quadril que podem ser responsáveis por sintomas de dor e limitação dos níveis de atividade física e com risco potencial de progressão para um desgaste definitivo da cartilagem do quadril, existe a possibilidade de correção destas alterações através da Artroscopia do Quadril.
Este tratamento tem como objetivos diminuir os sintomas do paciente, permitindo que ele retorne, dependendo do nível de desgaste da cartilagem, ao seu ritmo de atividade física prévio ao aparecimento dos sintomas e também interromper ou lentificar a progressão da artrose.