A Ortopedia Pediátrica busca a adequação da criança com o seu corpo, ou seja, o desenvolvimento músculo-esquelético normal. Trata desde patologias simples que visam tranqüilizar os familiares até as mais complexas, congênitas ou do desenvolvimento e que podem levar a deformidades esqueléticas tardias. As lesões traumáticas da criança também devem ser encaradas de maneira peculiar, já que o esqueleto imaturo tem um comportamento próprio.
Revisões ortopédicas periódicas da criança em desenvolvimento podem trazer conforto e adequação, evitando muitos desajustes ortopédicos na vida adulta. Os Fixadores Externos tem uma ampla utilização na prática atual da ortopedia. A reconstrução e o alongamento ósseo estão sendo muito utilizados na recuperação de pacientes com seqüelas congênitas, do desenvolvimento ou pós- traumáticas.
Grandes perdas ósseas podem ser compensadas com alongamentos ou transportes ósseos. Assimetrias de membros inferiores, mesmo as de grande magnitude, podem ser compensadas com a criteriosa utilização de fixadores externos.