O QUE É DOR NAS COSTAS?
Esta DOR também é chamada principalmente de DOR NAS COSTAS, DOR LOMBAR ou LOMBALGIA. Além destes nomes existem outros sinônimos usados popularmente como LUMBAGO, DOR NA CINTURA, e etc.. Geralmente a pessoa se queixa de uma DOR DIFUSA, na região baixa da coluna vertebral, entre as costelas e as nádegas. (Esta região da coluna é chamada de COLUNA LOMBAR).
A DOR no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece “TRAVADA” e o doente , devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado. Aos mínimos movimentos surge uma DOR ou uma PONTADA e o doente pode referir uma “FALHA” na sua coluna ou nas pernas “é como se as pernas não aguentassem o peso do corpo”.
A DOR NAS COSTAS mais comum aparece principalmente pela manhã e melhora logo após você se levantar e começar a andar. Você sente DOR ao se curvar para lavar o rosto e sempre está em busca de uma melhor posição. Ela em geral desaparece e retorna no fim do dia, a água quente do chuveiro, geralmente alivia a dor. Este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis. Ela surge após a pessoa ficar sentada ou de pé por algum tempo, quando se fica no carro parado no transito ou mesmo durante uma sessão de cinema. Você começa a entendê-la e sabe até prever em que situações ela reaparecerá.